DÚVIDAS

Bem hajam

A saudação tradicional «bem hajam» está correcta? Que significa? Não deveria ser antes «bem haja» para o singular e para o plural? O verbo haver, além dos casos em que se emprega como auxiliar, significando ter, tem outras excepções em que se emprega também no plural? Está correcto dizer-se que o verbo haver umas vezes significa ter e outras existir?

Resposta

Bem hajam não é uma forma de saudação, mas uma forma de agradecimento equivalente a muito obrigado/a: «Bem hajam pela ajuda que me deram!»

Aqui, o verbo haver significa ter, obter. E bem é aqui um substantivo, complemento directo de hajam, a significar isto: tudo que é bom. Bem hajam = obtenham tudo / tenham tudo o que é bom.

Dizemos bem hajam, quando agradecemos a mais de uma pessoa. E dizemos bem haja, quando agradecemos a uma só pessoa. O verbo haver conjuga-se como outro qualquer. E, de facto, umas vezes significa ter, como em bem hajas, outras existir, como na frase seguinte: «Aqui lindas flores.».

N. E. – A forma bem-haja, com hífen, usa-se como substantivo: «um grande bem-haja!» (ver Textos relacionados).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa